Dicas de Prevenção de Perdas – Recebimento de Mercadorias
Olá, tudo bem?
Vamos dar algumas dicas de como melhorar sua operação de recebimento de mercadorias, para aumentar os controles e reduzir as perdas. Este é um dos processos no varejo que tem mais pontos de risco, e consequentemente, oportunidades para o negócio.
1) Com entrega em frota própria ou frota terceirizada, faça uso de lacres nas portas do caminhão, baú traseiro e lateral. Este lacre deve ser numerado e seu número deve estar na nota fiscal ou romaneio de entrega. No ato da entrega, confira a condição física dos lacres e se a numeração corresponde.
2) Faça a conferência dos produtos de alto risco. Estes devem ser os primeiros volumes de conferência na chegada da entrega em sua loja. Para estes itens a conferência física deve ser de 100% em comparação com a nota fiscal. Não devem ser admitidas divergências.
3) Para os demais produtos, faça uma conferência amostral para demonstrar o seu controle sobre o processo. O uso de coletor de dados confere maior agilidade no processo, vale a pena pensar neste investimento.
Importante: preste atenção nas unidades de medida. Por exemplo, Caixas versus Unidades, Unidades versus Kg. Uma entrada errada, acarretará em perda também!
4) As eventuais divergências devem ser apontadas e os motivos identificados, para possuir base de dados que indique onde estão os problemas e seja possível uma ação corretiva.
5) Quando possível, tenha um fiscal de prevenção de perdas acompanhando o trabalho do conferente do recebimento. Sua isonomia irá garantir a qualidade do processo.
6) Produtos avariados devem ser identificados, segregados, ajustados no estoque e tratados junto à transportadora ou CD para ressarcimento.
7) Todos os produtos com prazo de validade devem ser conferidos e somente serão aceitos de acordo com regra previamente estipulada ou exceção tratada entre gerência da loja, compras e logística.
8) Motoristas, entregadores, auxiliares de transporte, não devem ter acesso às áreas internas de recebimento da sua loja.
9) Ao sair da sua loja para entrega em outra unidade, o caminhão deve ser lacrado novamente, desta vez com lacre numerado da loja, e a numeração anotada na nota fiscal e comunicada para a gerência da loja seguinte.
10) A guarda dos produtos no estoque deve ser rápida, onde os produtos de alto risco são os prioritários, juntamente com produtos de geladeira/resfriados.
Estas são apenas algumas dicas, o processo de recebimento é bem complexo e deve ser tratado com zelo e importância pela loja!
Transforme suas perdas em LUCROS!!
Autor: Anderson A. Ozawa – Sócio Diretor da AOzawa Consultoria, empresa focada na excelência do varejo, oferecendo consultoria e serviços de Prevenção de Perdas, Processos, Riscos, Estoques, Segurança, entre outros.
Para saber mais, entre em contato através de contato@aozawaconsultoria.com ou (11) 99965-7595
Oi..trabalho em um cd de um supermercados onde estamos tendo muitas adivergencia no processo que usamos na hora do envio.Gostaria de saber se pode me dar umas dicas… Obrigado desde ja